COMISSÕES DE TRABALHO, dirigidas por Diretores:

METAS E COORDENADORES:

1. COMISSÃO DE EVENTOS E COMUNICAÇÃO  – Sr. Ademar Lemos Junior

Coordena e realiza todos os eventos da ABERC e é responsável pelas Comunicações com os associados (interna) e com as demais entidades, organizações e empresas (externa).

METAS:

1) Pesquisar junto aos associados, as necessidades que tenham para aumento do conhecimento de seus colaboradores e que possam melhorar o seu desempenho. Através dos resultados, organizar palestras, treinamentos, reuniões e seminários para atender às necessidades.
2) Planejar comunicações para empresários, tomadores de nossos serviços, mostrando a eficácia de ter refeições coletivas como um dos melhores benefícios para seus colaboradores.
3) Organizar eventos que tenham sentido de comunidade e enalteçam o segmento de refeições coletivas.
4) Desenvolver ações com a Assessoria de Imprensa.
5) Buscar a presença constante da ABERC em todos os acontecimentos nacionais que digam respeito ao food service. Mapear feiras e eventos ligados ao food service e manifestar interesse de participar, sempre em condições convenientes para a ABERC.

2. COMISSÃO TÉCNICO OPERACIONAL – Sra. Simone Bernini

Comissão voltada para o aspecto operacional da empresa;
Coordenada e formada por especialistas em saúde e nutrição;
Trabalhos:- Desenvolve apostilas para uso prático nas empresas;
Troca de informações com relação a cardápios / custos / equipamentos, enfim, tudo o que diz respeito a operacionalização na empresa e no cliente.

METAS:

1) Ampliar nos associados ABERC o sentido de segurança alimentar (nutricional e higiênico sanitária), como um aspecto técnico obrigatório, inerente à nossa atividade frente à legislação vigente e ao compromisso com a saúde do consumidor.
2) Dar continuidade à participação ativa junto às diretrizes e normativas legais: Anvisa, PAT, Conselho de Nutricionistas etc., visando valorizar o segmento de refeições coletivas, bem como viabilizar exigências legais compatíveis com a atividade do setor.
3) Sensibilizar o setor para o desenvolvimento de ações e programas efetivos de alimentação e qualidade de vida, divulgá-los juntamente com os aspectos técnicos obrigatórios (nutrição e saúde).
4) Administrar os projetos em andamento:

a) Informes técnicos – pareceres obtidos das conclusões das reuniões mensais e trabalhos desenvolvidos pela CTO;
b) Coletânea de normas e leis;
c) Controle ambiental;
d) Atendimento no âmbito da legislação;
e) Canal direto CTO;
f) Qualificação e motivação da mão-de-obra operacional;
g) Avaliação, orientação e qualificação de fornecedores;
h) Educação nutricional e orientação dietoterápica;
i) Incorporação da função de agente promotor de saúde.

3. COMISSÃO DE RECURSOS HUMANOS – Sr. Eliezer Pereira Souza

Comissão que debate e esclarece tudo com relação ao componente de RH. Entrosamento com os sindicatos patronais.

METAS:

1) Debater junto com os representantes das associadas as novidades na gestão dos recursos humanos.
2) Discutir quais as maiores dificuldades da área de Recursos Humanos na atualidade.
3) Programar para as reuniões ou para eventos: palestras, debates e seminários sobre assuntos de RH, que possam tornar mais eficaz a administração e gestão de pessoal.
4) Interagir com as demais Comissões para analisar seus problemas específicos inerentes a pessoal, no sentido de assessorá-las.
5) Formatizar sugestões para serem encaminhadas ao legislativo sobre simplificação da legislação trabalhista.
6) Realizar trabalho em conjunto com sindicatos e SINDERCs.
7) Priorizar as reformas Trabalhista e Sindical

4. COMISSÃO DE SUPRIMENTOS – Sr. Luis Mauricio Leme Bertosini

Coordenada e composta por gerentes de suprimentos das empresas associadas, é a comissão responsável pela Organização e realização de reuniões mensais com fornecedores:
Degustações;
Indicação de fornecedores (sendo o caso).
Catálogo ABERC de Fornecedores para Serviço de Refeições.

METAS:

1) Reunir o maior número possível de compradores na reunião mensal da Comissão, para troca de informações que venham beneficiar o suprimento das empresas associadas.
2) Pesquisar produtos que sejam de alta qualidade e custo reduzido, para que sejam divulgados aos associados.
3) Orientar fornecedores para desenvolverem produtos que sejam adequados às refeições coletivas, inclusive facilitando testes junto às UANs dos associados.
4) Coordenar o site www.catalogoaberc.com.br.
5) Realizar trabalho em conjunto com a CTO (Comissão Técnico Operacional) para pré-qualificação dos fornecedores.
6) Fomentar discussões e seminários para eficácia em compras e logística.
7) Entrosar-se com a CTO sobre o Guia de Qualificação dos Fornecedores, Produtos e Serviços.

5. COMISSÃO JURÍDICO FISCAL – Dr. Lauro Ribeiro

Comissão que esclarece dúvidas sobre a área jurídico fiscal;
ICMS/ SP e outros tributos;
Assessoria disponível Às terças, quartas e quintas, na sede da ABERC.

METAS:

1) Debater os possíveis problemas jurídico fiscais gerais dos associados e criar orientações para que a categoria possa usufruir ao máximo possível as facilidades.
2) Trocar ideais sobre procedimentos na área jurídica e fiscal que venham beneficiar todos os associados.
3) Orientar e criar banco de dados para consultas de associados nos plantões às terças, quartas e quintas-feiras.
4) Analisar e discutir novas leis, portarias e projetos de lei que afetem o segmento de refeições coletivas.
5) Apresentar propostas do nosso segmento para o Legislativo sobre matérias relevantes da atividade, principalmente sobre reclamações trabalhistas, multa do FGTS, cotas para portadores de necessidades especiais e compensações para empresas que empregam mão-de-obra intensiva.
6) Dar continuidade ao trabalho anterior quando se reiniciar a Reforma Tributária, bem como propugnar junto ao Confaz por ICMS favorável e igualitário para todos os Estados.
7) Atualizar o site ABERC, abastecendo o link com as notícias da Comissão Jurídico Fiscal referente a todo o País, sempre pela assessoria jurídica.
8) Solicitar aos associados de outros Estados que forneçam informações sobre as notícias de suas regiões.
9) Assessoria permanente às segundas, terças, quartas-feiras com Paulo Alcidori.

6. COMISSÃO DE PLANEJAMENTO e MERCADO – Sr. Décio de Oliveira Bernini

Comissão criada para orientar seus associados na elaboração de orçamentos e contratos e orientar o Mercado na contratação de serviços.

METAS:

1) Conscientizar os empresários tomadores de nossos serviços sobre as inconveniências de se contratar preços irrisórios, pois prejudicam seus próprios empregados e colaboradores.
2) Propugnar e orientar os associados pela diretriz de agregar valor às refeições e calcular corretamente os custos para que elas atinjam preços que assegurem resultados.
3) Divulgar aos tomadores de serviço a importância do trinômio alimentação-saúde-qualidade de vida e incentivar a prática do custo-benefício ao invés de menor preço.
4) Viabilizar pesquisas, principalmente pesquisa nacional sobre como funciona, como decide e quais as necessidades dos tomadores dos serviços.
5) Promover eventos e palestras junto com a Comissão de Eventos, combatendo os leilões, principalmente os eletrônicos, para nosso segmento.